sábado, 25 de dezembro de 2010

Nada

Pior que o dia 24 é o dia 25, quando a gente repete o mesmo ritual, só que com a comida do dia anterior somada ao tédio. Decidi escrever. Mas agora que abri essa página em branco me perguntei: sobre o que? Sobre mim? Não...previsível. Criticar o Natal? Não...mais previsível ainda. Humm...é...? É estranho não conseguir escrever sobre absolutamente nada. A vida me ensinou a ser sempre produtivo, fazer coisas que possuam uma intenção, uma finalidade. Toda vez que sento no computador é para responder e-mails, enviar textos, escrever parágrafos para a dissertação, lançar formulários...e agora em pleno Natal, ócio completo, sem nenhum objetivo definido, muitas ideias na cabeça, não consigo pensar em nada...
Então, como não cheguei a um consenso sobre que porcaria jogar na internet, decidi então que vou gastar uma lauda falando sobre o meu problema: absolutamente nada. Parece fácil, mas não é. Não é o nada da Filosofia ou da Física...é o nada mesmo, de coisa alguma. O nada trivial, que nós estamos acostumados a lidar quando nos perguntam “o que você está fazendo?' E você responde: “nada”. Irrefletido. Alheio. Despreocupado. Nada. Até o momento estou indo bem. Cheguei agora na minha sexta linha de nada. Enquanto todos estão preocupados em dizer coisas interessantes e repetidas em vários lugares do mundo, acreditando que estão contribuindo para a esfera pública, eu quero é justamente o contrário. Quero tentar a façanha de não contribuir, não ajudar, chegar ao paradoxo de escrever e não dizer nada, mesmo que isso pareça impossível.
Estou na oitava linha e fazendo uma retrospectiva do nada já escrito, percebo que ainda não alcancei o nada completo, absoluto, que quero no texto. Estou pensando em, ao invés de um paradoxo, abordar uma via tautológica, ou seja, partir do principio de que escrever sobre o nada é dizer coisa alguma...porém, agora entrei em dúvida: isso seria uma tautologia ou um paradoxo? Uma tautologia é um sistema fechado que se explica erroneamente por si só, um exemplo é a frase que Bourdieu critica em um documentário: “ a sociologia estuda a sociedade”. Essa seria uma explicação tautológica. Já um paradoxo é uma afirmação que leva a uma contradição mesmo que aparentemente pareça racional. É...complicado....vou dormir.

6 comentários:

tatiana hora disse...

curti o natal...
ando muito família...
afinal, vou embora kkkkkkkk
e morri de tédio
vc realmente se superou, não li o último parágrafo kkkkkkk

Anônimo disse...

òootimo, fiquei quase uma hora procurando um nome pro meu blog...ate descobrir que ele tinha o mesmo nome que o seu.
enfim...bacana seu blog. Té mais. Linkei, pq ninguem vai ver mesmo ^^

Aurora disse...

Foi o maior texto que fala sobre nada que já li na vida! rs

Adorei o blog

http://nacidadecinza.blogspot.com/

Diego Couto disse...

Sem necessariamente discutir o conteúdo do texto... meu velho, seu estilo de escrita tá muito bom. E não necessariamente digo q vc tem ou criou um estilo próprio, afinal sou muito leigo pra traçar esse tipo de análise. Mas enfim, apesar de falar sobre nada, o texto me diz muito. Pena que ninguém vai ler essa merda.

Anônimo disse...

4 minutos do meu tempo lendo nada.... maneiro !

Unknown disse...

Gostei...
Adorei o texto!
Mas como alguém constrói um texto sobre "o" nada nos faz pensar que se o nada pode ser digno de aprendizado até mesmo eu posso como consequência de meus atos tremer as bases de nossa realidade